top of page

INSPEÇÃO DE LINHAS DE VIDA

Atualizado: 15 de jun. de 2022


A inspeção de linhas de vida é um serviço prestado por empresas especializadas em segurança para trabalho em altura. As linhas de vidas são sistemas compostos por cordas ou fitas ligadas a cintos de segurança específicos que permitem o deslocamento de trabalhadores em alturas e garantem sua segurança, evitando o risco de quedas.

SERVIÇO DE INSPEÇÃO DE LINHAS DE VIDA E SEUS PRINCIPAIS MODELOS

Há basicamente dois modelos de linha de vida no mercado: as temporárias e fixas. Essas linhas variam em funções do tempo de uso, podendo ser montadas somente para uma tarefa pontual ou projetadas para utilização durante todo o curso da obra.

O serviço de inspeção de linhas de vida é indispensável em ambos os casos, para garantir que os sistemas sejam instalados com máxima precisão e com observância rigorosa das normas regulamentadoras vigentes, tais como a NR35 e NR 18. Segundo a legislação, a inspeção de linhas de vida deve considerar alguns aspectos primordiais, sejam verticais ou horizontais.

Para trabalhos em telhados e coberturas, os dispositivos devem passar pelo processo de dimensionamento, feito por profissionais devidamente habilitados de forma legal, a fim de que seja permitida a movimentação segura dos profissionais. Para isso, é obrigatório que um cabo guia seja instalado, ou cabos de segurança, para que mecanismos de ligação acoplados aos cintos de segurança dos profissionais sejam fixados, cuja qualidade deve ser atestada pela inspeção de linhas de vida.

Além disso, o cabo utilizado para a segurança precisa ser fixado à estrutura definitiva do local, por meio de esferas de ancoragem ou grampos de fixação, feitos em aço inoxidável ou de outro material resistente. Na inspeção de linhas de vida, é observada a resistência, durabilidade e integridade dos materiais, bem como seu dimensionamento, funcionalidade e qualidade das fixações e conexões.

SERALTS COMÉRCIO, SERVIÇO E TREINAMENTOS: INSPEÇÃO DE LINHAS DE VIDA EXECUTADA POR PROFISSIONAIS QUALIFICADOS

A Seralts Comércio, Serviço e Treinamentos é uma empresa de destaque no setor de soluções para trabalhos em altura. A empresa prioriza a segurança dos trabalhadores e cumprimento rigoroso das normas regulamentadoras que determinam medidas de proteção obrigatórias, além de normas técnicas e padrões de qualidade imprescindíveis. Seus serviços incluem a supervisão de trabalho em altura e espaços confinados, instalação de linhas de vida e pontos de ancoragem e, ainda, diversos treinamentos.

Para saber mais sobre Inspeção de linhas de vida

Ligue para 11 3404-3771 ou envie uma mensagem via WhatsApp para o mesmo número.

bottom of page